domingo, 16 de dezembro de 2012

LMS versus PLE

São vários os artigos e os investigadores que abordaram as características dos ambientes virtuais de aprendizagem (VLE) e dos ambientes pessoais de aprendizagem (PLE):

Terry Anderson - PLE's versus LMS: are PLE's ready for prime time?
http://terrya.edublogs.org/2006/01/09/ples-versus-lms-are-ples-ready-for-prime-time/

Niall Sclater - Web 2.0, PLE and the future of LMS
http://pages.uoregon.edu/not/LMS/future%20of%20LMSs.pdf

Reuni nestas duas nuvens as suas características:

Uma tabela inserida num artigo de Sandra Saffert e Wolf Hilzensauer, sobre sete dimensões e tendências de mudança do LMS para o PLE


A noção de «prosumer» o aluno como produtor e consumidor de conteúdos para a Web, com uma participação ativa nas discussões em blog ou em contributos para wikis.Uma abordagem construtivista da aprendizagem centrada naquele que aprende e que controla o seu ambiente de aprendizagem, que toma a iniciativa e faz as suas escolhas em função das suas necessidades e interesses.

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