domingo, 30 de dezembro de 2012

W3i - Reportagem (Atividade 1)

A atividade 1 da temática II desta unidade curricular consiste numa reportagem sobre uma das apresentações/conferencistas que intervieram no workshop W3i.

Optei por fazer um trabalho individual sobre a apresentação de Cristina Costa «Investigação-ação com a Web». Embora faça um relato sobre a sua apresentação e experiência pessoal como professora na Escola da Marinha e na Universidade de Salford, decidi focalizar o meu trabalho sobre a questão da avaliação das aprendizagens, partindo dum slideshare da própria sobre «Avaliação e Feed-back» e referenciando muitos outros autores, críticos da avaliação tradicional baseada em testes e exames e defendendo modelos de avaliação (formativa, entre pares, auto-avaliação, etc) em consonância com a forma como hoje se aprende com a Web.

Se muitas metodologias e práticas no ensino-aprendizagem se têm mantido em moldes tradicionais, a avaliação parece ainda mais ancorada nos testes e exames, apesar de vasta literatura e argumentação de investigadores que contrariam estes modelos, com base em critérios sumativos.

No trabalho desenvolvido no PBworks «Como aprender com a Web e como avaliar» dei particular relevo ao tema da avaliação, citando bibliografia e autores com os quais me sinto identificada, partilhando dos mesmos pontos de vista. Incorporei várias ligações, imagens e vídeos. Este tema levou-me a revisitar literatura, entrevistas, intervenções de autores e investigadores como Marc Prenski, Guy Claxton, Ken Robinson, Diane Ravitch, Stephen Heppell, Charles Leadbeater, John Taylor Gatto.

Sem comentários:

Enviar um comentário